quarta-feira, 27 de abril de 2011

Modelos de Rede

Além de ser utilizado como ferramenta de informação e entretenimento, o twitter possiblita uma análise das três teorias de modelos de rede. Veremos agora algumas características delas e como elas influenciam o jornalismo.

Modelo de Redes Igualitárias: Aqui as pessoas escolhem e conectam-se aleatóriamente, fazendo assim, com que tenham mais ou menos o mesmo número de seguidores.
Um exemplo muito comum e que somos "vítimas" é de seguidores que temos em nosso twitter e sequer conhecemos, e os que mais se fazem presentes nesse caso, são twitters de lojas, restaurantes, ou eventos.
Já quando falamos em mesmo número de seguidores, podemos ter como base o twitter de nossos amigos, mesmo não seguindo as mesmas pessoas, o número de nossos seguidores é mais ou menos o mesmo.

Modelo de Mundos Pequenos: Mundo pequeno ocorre quando encontramos pessoas que não víamos há muito tempo, e essas coincidências se dão por conta de que todas as pessoas estão interconectadas, e que estamos no máximo a 6 graus de separação de qualquer outra pessoa no mundo, deixando mais claro a importância dos laços fracos.
Aqui as informações são divulgadas mais rapidamente, deixando em evidencia uma das principais características da internet: a velocidade. 
Os jornais que possuem contas no twitter por exemplo, podem divulgar notícias que chegarão muito mais rápido as pessoas, podendo também alcançar outras pessoas que nem mesmo o seguem, devido ao RT dos leitores.

Modelo de Redes sem Escala: Esse modelo de rede quis investigar como as conexões surgiam, e deixa em evidência a questão dos conectores. Todo grupo de amigos tem alguém que conhece muita gente, e devido a isso, possuem muito mais laços fracos (não amigos, apenas conhecidos), então são chamados de conectores.
No twitter, temos muitos exemplos de conectores. Temos artistas, humoristas, jornalistas, cada um exercendo seu papel.
Como conhecem muita gente, elas diminuem a distância entre as outras pessoas. Aqui, temos mais uma vez em evidência os laços fracos e mostrando que o primeiro nível do capital social é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário