domingo, 17 de abril de 2011

Influência da mídia no Jornalismo

As mídias transformaram o jornalismo. Com as redes sociais presentes isso ficou ainda mais fácil e comum.
O twitter, além de fonte de lazer para muitas pessoas, é peça fundamental na comunicação. Hoje em dia qualquer pessoa que está vivenciando ou vivenciou algum fato, de alguma maneira está utilizando o "poder" do jornalista. Postando fotos, videos ou até simplesmente produzindo um texto explicando o que aconteceu, e postando em qualquer site, os papéis do emissor e do receptor acabam não acontecendo como antes. Em consequencia disso, perdeu-se o furo jornalístico (notícia principal), pois uma caracteristica muito marcante e presente na internet, é a velocidade com que as notícias chegam até as pessoas.
Com esse fato, o papel do jornalista começou a se reinventar. Agora, a exigencia para o jornalista ficou ainda maior. Ele deve reencontrar o seu papel, ficando ainda mais atento e informado ao que acontece para produzir uma matéria mais completa, mais rica em detalhes. O diferencial de cada jornalista, é a maneira de como eu irei construir minhas matérias, sendo fundamental a presença de fotos, videos, links entre outras caracteristicas da hipertextualidade.
Pode-se então verificar que a forma de se fazer jornalismo está mudando, podendo hoje qualquer pessoa produzir algo que seja destinado a informação e publicar nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário