segunda-feira, 21 de março de 2011

Link Convencional x Co-Link

O hipertexto remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se diversos conjutos de informação, como palavras, imagens, sons, cujo acesso se dá através de links. Existe dois tipos de hipertexto: o exploratório, onde o leitor vai explorando os links, vai clicando e vendo onde irá chegar; e o construtivo, onde eu modifico os links, eu atuo e tenho uma participação. Assim como existem dois tipos de hipertextos, existem também dois tipo de links: estrutural e associativos. O estrutural, organiza as informações, sendo fundamental para encontrá-las. Já o associativo, leva direto o leitor para a informação. Mesmo esses links tendo características diferentes,todo site deve conter os dois tipos.
Nos links convencionais, o internauta pode clicar no link, porém não pode mudar o seu funcionamento, o link aponta para um lugar apenas, e apenas o programador pode definir para onde esse link apontará.
Já o co-link pode apontar diversas páginas na web, e um ponto muito importante é que o leitor se torna ativo, não apenas um alvo passivo na comunicação, pois os links podem ser editados por quem interage.
Podemos assim, ver que as diferenças entre link e co-link são muito marcantes, e fazem total diferença na hora de usarmos a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário