quarta-feira, 9 de março de 2011

Justificativa

Presente em quase todos os momentos, a internet hoje se tornou essencial em nossas vidas.Pense passar apenas uma semana sem se conectar ao mundo virtual ,dá para imaginar? Nos sentimos isolados e desconectados do mundo,não?
Nela, conseguimos obter as mais variadas informações e em todas as áreas, seja na política, no entretenimento, no esporte, e as notícias gerais, que correm por todo o mundo. Sua característica principal é a facilidade com que a velocidade das informações chegam até nós. Fatos ocorridos do outro lado do mundo,por exemplo, que a pouco tempo atrás só iríamos saber do acontecido pela televisão várias horas depois, com a internet temos acesso rápido as notícias, a qualquer momento e lugar. Estamos ligados ao mundo 24horas por dia, semanalmente, durante todo o ano.
Outra característica de total importância da internet é a interatividade,e como o próprio nome já diz, envolve uma interação entre vários meios, e tem-se mostrado cada dia mais eficaz. Seu conceito está quase sempre associado ás novas mídias de comunicação. Na internet, a interatividade esta totalmente presente, um comentário de algum leitor em uma reportagem, já está gerando uma interatividade entre o comunicador e o receptor, como a Teoria da Dialética explica, tornando a comunicação em uma troca, não vendo apenas o receptor com um simples alvo passivo. O simples ato de navegar na internet tendo a possibilidade de clicar em links ou em fotos e vídeos,todos esses elementos fazem parte e constroem a interatividade, onde os meios se tornam interativos e massivos.
A hipertextualidade se constitui através de textos formados com uma característica básica, apresentar o texto de forma não linear, ou seja cada leitor pode seguir por um caminho diferente, pois o texto é constituido por diversos hiperlinks, fazendo com que o leitor possa conhecer mundos diferentes, aumentando assim suas informações.
E a última característica da internet, porém não menos importante é a multimidialidade ou hipermidialidade,que se faz através da junção de todos os meios. A nova mídia tem a capacidade de concentrar em um mesmo ambiente diversos formatos de apresentação de informações. Como na interatividade, fotos, vídeos, simulações, animações e áudios por exemplo fazem parte também da multimidialidade, possiblitando aos internautas como já foi dito também, terem mais acessos as informações.
Todas essas características estão fazendo da internet um novo e diferente meio de comunicação, e que cada vez mais se torna e se torna-rá peça fundamental em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário